Venha cantar BINGO que a gente passa o tom certinho pra você!

País maravilhoso o nosso Brasil. E uma das particularidades lindas desse pais é um Bingo bem especial.
Para começar, no Brasil hoje jogamos com 75 números em lugar dos 90 tradicionais do Reino Unido. Provavelmente a maioria de vocês sabem que a origem do bingo é a Itália. Mas como foi que ele surgiu é a parte fascinante. Lá pelos anos 1500 (é, 1500 e tantos), na Itália, haviam conselhos políticos locais que eram mudados periodicamente. Para garantir a neutralidade nos fatos, eles faziam um sorteio colocando os nomes dos membros dos conselhos e retirando as bolas de uma urna para garantir a neutralidade.

De lá até hoje o bingo foi se expandindo pelo mundo todo até chegar na América Latina. Inicialmente como a maioria dos jogos, o objetivo principal era o lazer e a diversão, mas já no século 20 vieram ventos comerciais do Norte (dos Estados Unidos) e ele foi mudando até chegar as possibilidades online que temos hoje.

Falou Brasil, falou diferente!

Na fala luso-brasileira, é claro, temos nossos próprios jeitos de dizer o que queremos dizer, aqui alguns dos mais conhecidos “tons” pra voce reconhecer, descobrir (se não for da turma ainda) e até entender os seus sentidos. Como dito acima, temos 75 números, e todos eles no seu próprio jeito, vários deles com números em comum com o jogo do Bicho.
Vamos lá!

O abc das falas e cantadas no universo do Bingo

Se você tiver o número um, é so dizer “Começou o jogo” e já vai avisando! Também é conhecido como o “Ronco de porco”, lembrando os sons suinos.

O número 5 vem latindo, trazendo o cachorro do jogo do bicho. Quando alguém disser “Cachorro” fica de boa, é o número 5 no jogo.

“Pingo no pé 9 é” é atribuído por algumas pessoas nas cantadas de bingo para a forma de identificação do 9 por causa do “pontinho” com que se diferenciava o número nove do número 6 ao serem impressos nos cartões.

“Craque de bola” tem a ver com a posição do jogador de futebol, pois geralmente quem veste essa camiseta também é um dos melhores ou o melhor jogador da equipe, então o número 10 é o “Craque de bola”.

A expressão “Um atrás do outro” vem da imagem gráfica do número, e o apelido se gera a partir da observação do resultado, isto é: um “1” atrás do outro, ou seja, o número 11.

“O leão está solto” é o apelido para o número 16.

“O bicho que pula” é a senha para o número 17.

“Dois patinhos na lagoa” é o 22 pela semelhança com dois patinhos, um do lado do outro.

“Descendente dele” é o jeito com que os jogadores de bingo chamam o número 23, pois está em lugar descendente contando do 24.

“Rapazinho alegre” vem do jogo do Bicho e refere-se ao número 24, que no jogo do bicho também e chamado de veado.

“Idade de Cristo” refere à idade com que Jesus morreu, isto é, com 33 anos, de acordo ás escrituras religiosas.

“Justiça de Goiás” é uma referência ao revólver 38, e, uma referência a nossa própria história com as expressões que prevalecem de lá pra cá, inclusive no bingo.

“Boa idéia” vem de um jargão publicitário de uma bebida alcoólica que usava essa frase para se referir ao número 51.

“Dois cachorros do padre” ou “Dois portugueses numa perna só” refere-se ao número 55

“Um tapa atrás da orelha” ou “Duas velhas”, refere-se ao número 66 e as representações da forma curva dos dois seis.

“Um para cima e outro para baixo” é o 69: e a expressão refere-se à imagem gráfica do próprio número.

“Fim do primeiro tempo” refere-se à primeira metade de uma partida completa, 90 minutos. Embora no Brasil sejam usadas 75 bolas, como dito no início, a subdivisão da metade da partida vem do mundo anglo, onde tanto as bolas quanto os minutos coincidem: são 90 bolas e 90 minutos de jogo.

“Terminou o jogo” aqui no Brasil equivale ao número 75. No reino unido essa frase equivale aos 90 minutos, que como já foi dito é a duração total de uma partida lá.

Agora é só você escolher o bingo da sua preferência e pronto! Va lá e arrase!