Conheça os Mistérios do Bingo no Mundo e no Brasil

Como é que um jogo tão simples como o bingo mudou até chegar a ser um vídeo-bingo? Vamos falar da evolução do jogo até esses dias. As mudanças desde que a internet começou a se globalizar no mundo são muitas e o bingo também foi se adaptando.

 marcando o bingo

O bingo desde a sua origem até hoje

Desde a Idade Média até hoje, muitas coisas têm acontecido. Vamos conhecer os avanços do Bingo junto dos avanços da humanidade. Atualmente, temos aplicações de bingo para celulares, tablets, laptops e até vídeo-bingos.

Como é que passamos de jogar bingo em grupo a curtir dessa atividade em forma virtual, e em alguns países da Europa até temos o jogo como temática de festas. Estamos falando em modalidades do jogo compassadas com a vertigem de uns 20 anos.

 

Os primeiros jogos de bingo

O bingo nasceu, como dito em outras matérias nesse site, na Idade Média do lado da política, no noroeste da Itália, na Gênova. Se lembrarmos, o Giocco do Lotto, como foi chamado na época, teve sua origem na forma em que eram escolhidos representantes locais.

 

Na época, os conselheiros das diferentes localidades da região eram eleitos através de sorteios onde eram colocados seus nomes, garantindo assim a rotação de pessoas nos cargos. Era uma forma de evitar favoritismos e manter a transparência.

 

Alguns dados que não tínhamos mencionado

  • A inspiração para o jogo foi espalhada e perfeiçoada por soldados de Enrique VIII (1495) e levado até a França. 4 anos depois, passou a ter prêmios em retorno para quem vencesse, graças a Francisco I e o dinheiro arrecadado ia direto para o Tesouro.
  • Assim, a prática do jogo espalhou-se na Alemanha, na Áustria e nos Países Baixos na época de Clemente XII, incluindo os estados pontífices.
  • Essa faixa territorial equivale a uma tríplice-fronteira (Alemanha, Bélgica e Holanda) de países que estão na sua maioria, por baixo do nível do mar, eis a razão do nome.
  • Os soldados ingleses levaram o jogo para o Reino Unido, onde foi adaptado com os cartões, além de lhe dar o nome atual. Passou de Giocco do Lotto para Bingo.

 

O Bingo hoje

Essa palavra, a transparência, parece parte de uma época longínqua que é difícil de imaginar hoje. É claro que os tempos mudaram, muitas coisas têm ocorrido desde lá até aqui. Mas, os conflitos humanos têm sido similares, parecendo com que, embora os contextos são totalmente diferentes, a essência humana, é a mesma.

 

Dado interessante

Hoje em dia, existem várias casas de bingo na Gênova, também lar do navegante Cristóvão Colombo. Esse porto, a cidade e seu acervo arquitetônico, tem o reconhecimento de Patrimônio Histórico pela UNESCO.

 

O bingo no Brasil

Hoje em dia o Brasil é um dos 37 países sem regulações sobre jogos de azar e apostas, no mundo inteiro. Segundo a periodista Renata De Paula, em entrevista com o Senador Ciro Nogueira (PP-PI), o Brasil gera R$20 bilhões anuais por conta de somas clandestinas.

banda de bingo

Dentro das jogatinas clandestinas, estão incluídos o bingo e o jogo do bicho. Os dois jogos tem sido jogos utilizados na clandestinidade, e lamentavelmente estão associados a atividades fora-da-lei.

 

A simpleza desses jogos e o fato de que o bingo quanto o jogo do bicho não precisam obrigatoriamente de um lugar físico. É importante lembrar também, que esses jogos têm progredido na ilegalidade, justamente em momentos de crise no Brasil.

 

Também por isso é que ambos jogos foram sempre “considerados” como inofensivos pelas autoridades e esse é outro fator que deixou eles crescer sem regulações. Assim, hoje em dia existem máfias em torno aos dois jogos em determinados territórios, muito mais individualizados.

 

Outro dos fatos que mantem esses jogos na clandestinidade é que o brevemente, presidente do Brasil, Eurico Dutra, proibiu os jogos de azar em 1946. Desde lá até hoje em dia, lidar com jogatinas tem sido sempre um desafio.

 

Voltar para o futuro: bingos e baladas

Das bolas de Bingo até os vídeo-bingos também tem acontecido várias modificações nos contextos mundiais, incluindo ao Brasil. Há alguns anos, o bingo tem se diversificado em opções que vem acompanhando a #4ir. A globalização da internet ajudou que o jogo encontrara até novos públicos.

 

Tradicionalmente o bingo é associado com pessoas aposentadas em um entorno dos 60-65 anos. O motivo para essa associação, é que o bingo é extremamente popular no Reino Unido, justamente nessa faixa. Aliás, em Londres foi criada uma aplicação de bingo para celulares, pois facilita o acesso ao jogo desde qualquer lugar, poupando traslados.

 

O bingo nos Estados Unidos também está associado com festivais de jazz, performances artísticas. Nesses eventos e inclusive é o nome de agrupações de músicos por esses lares. O motivo para isso acontecer, é que os emigrantes franceses, incluindo os soldados vindos de lá, trouxeram o bingo também.

 

Na Europa, acontecem festas em bares onde são fusionadas a música eletrônica com o jogo. O resultado desse mix são baladas, despedidas de solteir@s, e mestres de cerimônia cantando os números sobre um senário. Caso as pessoas não estiverem a fim de sair de casa, você pode usar aplicativos de bingo no celular.

 

Concluindo

Assim, a progressão e a evolução das diferentes variantes do jogo, tem mudado a nossa própria adaptação as mudanças. Hoje em dia os vídeo bingos e as festas também são parte da paisagem associada ao jogo. Além de um salão cheio de pessoas sentadas.

 

Bingo Players é também o nome de um DJ que já tocou em grandes festivais de música eletrônica europeus, no lugar onde o jogo se originou.

 

Em outra matéria, comentamos também dos benefícios para o cérebro gerados ao se focar no jogo e a estimulação das diferentes áreas do cérebro.

 

Assim, jogar ao bingo hoje em dia vai bem além de uma porção determinada da população. É um jogo que abrange quase todas as idades e, é provado que beneficia a estimulação cognitiva dos nossos neurônios.

Então, já está com vontade de jogar? Comente e compartilhe conosco as suas opiniões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *