Frases_tipicas_de_bingo_2

Frases típicas de Bingo

Nesse artigo vamos trazer as frases mais comuns e peculiares de bingo, assim, iniciante ou jogador@s profissionais poderão aprender ou bem, reconhecer várias delas. Aproveite e descubra mais encantos do bingo conosco.  Como sabido, o Bingo é um jogo extremamente popular em todo o mundo. Ao mesmo tempo, como todos os jogos, ele tem além das suas particularidades, uma linguajem muito especial, com conotações particulares e únicas. Assim, as frases de bingo.

Existem diversas frases de bingo e bordões populares. Inclusive, o próprio nome do jogo “Bingo” é originado de uma expressão inglesa. A palavra era inicialmente um tipo de comemoração feita pelos jogadores que conquistaram a vitória. Com o passar dos anos, a expressão se tornou o nome do jogo e uma palavra mundial.

Também vamos falar sobre um primo do bingo, o jogo do bicho e vamos incluir também algumas das frases mais típicas dessa criação brasileira. Aliás, estamos confiando em que esse jogo, inicialmente com o intuito de salvar os animais do ZOO de Vila Isabel, e hoje tão submerso na corrupção, terá seu espaço nas legislações em processo.

Origens das frases de Bingo

O formato do jogo do Bingo tem origem na Idade Média da Itália e as frases de Bingo surgiram praticamente ao mesmo tempo. O jogo foi uma evolução do jogo da loteria. Aliás, como sabido, a origem foram os conselhos locais de provincias italianas que elegiam seus representantes mediante o sorteio de cada um deles.

Lembrete

Frases_tipicas_de_bingo
Confira frases tipicas de bingo

 

– Ilustração cômica do jornal Don Quixote, de 20 de abril de 1895, fazendo referência a ilegalidade do jogo que nesta data já era proibido. No rodapé lê-se: “A intimação policial para acabar a jogatina baronesca estourou como uma bomba no meio dos 25 bichos do quadro. Grande debandada da bicharia e profundo desapontamento dos seus devotos (do joguinho)”.

As pessoas precisam de um jogo de loteria mais dinâmico e mais divertido. De forma geral, ele carrega consigo uma grande história. Certamente, esse jogo começou a ser popularizado no Brasil por volta dos anos 60 e, foi nesses momentos que as frases de bingo começaram a surgir com “um toque de brasileirismo”.

A maioria das referências feitas dentro do jogo são originários do jogo de bicho, onde cada animal tinha um número específico. Outras expressões também surgiram a partir de bordões da população ou até mesmo campanhas publicitárias.

 

Frases de Bingo originárias do Jogo do Bicho

Como dito, a grande parte dos bordões relacionados aos números são originários do jogo do bicho. As frases de bingo buscam inspiração nos mais diferentes locais. Explicando rapidamente, o jogo do bicho tem 25 animais que representam vinte e cinco números. Porém, só alguns deles são mais populares na linguagem dos bingos, os mais lembrados pelo público em geral. Por isso, vamos mostrar alguns dos principais números associados a animais do jogo do bicho:

  • Número cinco: Conhecido como cachorro;
  • O doze: Representado pelo elefante;
  • O número treze: O galo ou também chamado de galinho;
  • O número dezoito: Demonstrado por meio do Pavão;
  • E o número vinte e quatro: Representado pelo veado e gera muitas piadas;

 

Frases de bingo e bordões tradicionais

Além das frases de bingo associadas ao jogo do bicho, também existem frases muito peculiares e exclusivas do jogo. Algumas delas que extrapolaram o universo dos jogos e são utilizadas por toda a população brasileira. Além disso, a linguagem deste jogo é bastante divertida e cria muitos bordões a partir de piadas populares. Conheça alguns bordões bastante populares dentro do bingo:

  • Começou o jogo ou Ronco do Porco: As duas expressões estão associadas ao sorteio do número um. A ideia de começar o jogo faz bastante sentido, entretanto, a do Ronco do Porco não é muito clara.
  • Meia Dúzia: A expressão está relacionada ao número 6, a ideia de dúzia surge a partir da medida de ovos, onde uma dúzia completa são 12 ovos.
  • Pingo no pé 9 é: É uma brincadeira com as palavras que cria uma rima sonora para chamar o número 9.
  • Craque de Bola: Relacionada ao número 10, porque, na maioria das vezes, os craques dos times de futebol utilizam a camisa 10.
  • Um atrás do outro: Faz referência ao número 11, ou seja, um 1 atrás de outro 1.
  • Dois patinhos na lagoa: É uma representação do número 22, onde a imagem pode ter referência a dois patinhos.
  • Idade de cristo: Faz alusão ao número 33, já que foi a idade que Jesus morreu.
  • Uma boa ideia: Alusão à cachaça 51 e sua campanha publicitária.
  • Duas velhas: O número 66 pode parecer a imagem de duas idosas, por conta da curvatura do número seis.
Frases_tipicas_de_bingo_1
Veja as frases típicas de bingo

Variedade linguística no bingo

O Brasil é um dos maiores países do mundo, nossa linguagem é bastante diferenciada em cada canto do país. Logo ao pensarmos no bingo, que um jogo difundindo amplamente no Brasil, podemos ter variação linguística na linguagem do jogo. E algumas dessas variações podem ser muito peculiares.

Como por exemplo, o número sete, em alguns lugares pode ser “cantado” como: “É machado”. Ou o número quarenta como: “Panelão sem fundo”. Concluindo, além do jogo ter uma linguagem própria, ele tem uma linguagem própria em cada canto do Brasil e por isso, pode se tornar difícil listar todas as expressões do jogo.

 

A importância do cantador no Bingo

As frases do jogo são utilizadas pelos cantadores do, isto é, as pessoas que ficam responsáveis em anunciar os números sorteados. Apesar de parecer uma tarefa simples, os cantadores têm diversas responsabilidades dentro de um jogo. A principal delas, sem dúvida, é a anunciação dos números, porém, eles também têm como função animar e transformar o clima do jogo.

Por isso, a importância dessas frases e também das piadas bastante comuns. O jogo pode se tornar monótono sem algum tipo de entretenimento. Mas, ainda o ambiente é uma união entre o jogo em si e o papel do cantador e suas piadas.

Estamos falando em jóias da nossa cultura que deveriam ser mais valorizadas. Assim como os cantores de bingo hoje ainda existem, outrora os juglares na idade média ou os emissários romanos que alimentaram os J.J.O.O. Ou, claro que também na própria América Latina, os emissários dos Imperadores Incaicos ou Mayas ou muito antes, culturas pré-incaicas. Confira nosso próximo artigo e, aproveite sempre, a chance de compartilhar momentos de valor com aqueles que ama e, principalmente, conheça suas histórias, provavelmente elas contem a sua história também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *