Bingo é jogo para idosos, e para jovens e para crianças

O bingo que nasceu na Itália em durante o século XVI transformou-se ao longo dos anos em entretenimento de várias formas, inclusive online. São conhecidos os salões de bingo em todo o mundo e pela internet que disponibilizam o jogo para seus consumidores. A história dos bingos com o formato que temos atualmente remete-se ao empresário de jogos infantis Edwin Lowe. Na internet, no entanto, o sucesso é similar àquele que teve Lowe quando suas atividades com jogos de cartelas.

No Brasil temos as sempre populares festas juninas que aproximam os brasileiros do bingo. Também se tem as festas em quermesses das Igrejas país afora que também realizam um tradicional bingo. As escolas volta e meia quando querem juntas pais e alunos recorrem ao jogo e as cartelinhas. Não importa como se vai marcar os pontos. Seja com feijão, milho ou peças de madeira a graça e a emoção do jogo são certas.

Acontece toda essa popularidade comprovada pessoalmente deixou de existir de forma legal no Brasil. Primeiramente em 1946, com a Lei 9.215/46 promulgada por Eurico Gaspar Dutra. Depois, nos anos 2000, os bingos foram novamente legalizados em território nacional. Entretanto tiveram poucos anos de atividade nessa sua segunda volta porque uma lei novamente proibiu essa atividade comercial. Ou seja, muito da fama dos bingos veem dessas formas simples que descrevemos acima. Mas também é graças aos sites que proporcionam a experiência de jogo.

 

GRANDE SENSO DE COMUNIDADE

Ao redor das últimas décadas, o bingo tinha uma etiqueta de ser um entretenimento para idosos. Muito comum era relacioná-lo com os “avós”. O fato afastava as pessoas mais jovens de experimentar jogá-lo com os amigos ou desconhecidos em lugares públicos. Ainda na época que fora permitida a atividade legalmente. Mas o que esses falsos analistas de bingo não entenderam era que esses “avós” criavam um grande senso de comunidade.

Isto é, com as rodadas de bingo era possível juntar pessoas de diversas origens e histórias no mesmo espaço. Esse sentimento é o que estimula igrejas, escolas e festas de fim-de-ano das empresas a reunirem as pessoas envolvidas e jogar bingo. Nos Estados Unidos, por exemplo, fez-se famoso o benefício que os idosos agregaram à comunidade local da cidade de Bedfordview. Através dos encontros para jogar de bingo, o sentimento de pertencimento e congregação pode-se sentir-se tarde após tarde de reuniões.

A verdade é que não importa se você tem 80 ou 8 anos de idade porque o bingo é um jogo acessível para qualquer um. Além do mais não é necessária nenhuma grande estratégia que te vai fazer perder o sono ou ter dor de cabeça.

DIVERSÃO ENTRE AMIGOS

Levando mais longe essa ideia de comunidade, você pode promover isso entre amigos. Normalmente quando você marca de sair de noite com amigos sempre acontece aquele encontro antes para beber algo e conversar. Por que não se fazer isso durante uma partida de bingo? E mais: o vencedor pode comprometer-se a gastar o dinheiro ganhado entre os próprios amigos depois.

Porém se você está sem tempo para sair e encontrar com os amigos há solução. É possível marcar com os amigos de entrarem na mesma página de bingo online e aí divertir-se. Com a vantagem de que pode comer e beber algo sem mesmo sair de casa. Além disso pode ganhar dinheiro de outras pessoas além dos seus amigos.

A HORA E ONDE QUISER

Mas é claro que você não precisa de forma alguma ir às igrejas, escolas ou esperar até a festa junina para jogar bingo. É mais, não necessita sequer sair de casa. Pode fazer tudo isso dentro da sua residência e ainda manter o sentido de comunidade do qual estamos falando. Isto porque nos jogos de bingo online você pode recepcionar seus amigos em alguma sala pré-estabelecida antes de começarem a jogar.

Ademais você pode recepcionar outras pessoas além de seus amigos e assim aumentar seu núcleo de amizades e de participantes de bingo. Se você for o novato, não tem problema. Normalmente os jogadores de bingos online usam as salas de bate-papo para apresentar-se de maneira cordial e simpática aos novos participantes. Não tenha vergonha e faça novos amigos!

Essa espécie de bingo é particularmente boa àquelas pessoas que são extremamente ocupadas. Pessoas essas a ponto de não ter nem mesmo um fim de semana livre para ir às reuniões amigáveis. Podemos colocar nesse grupo pessoas que têm longos períodos de tempo para passar-se em casa. Ou mesmo os recentes pais e mães que precisam cuidar do novo integrante da família. Aos trabalhadores que precisam deslocar-se muitos quilômetros para trabalhar, uma boa opção de passatempo no ônibus, trem ou van são os bingos online.

AJUDA A FICAR MAIS INTELIGENTE

É isso mesmo, jogar bingo auxilia a inteligência mental e corporal. Ou por que milhares de pessoas na terceira idade vão gostar tanto assim de uma coisa sem ter nenhum tipo de retorno concreto? O que parece ser uma tendência pura e simples das pessoas mais velhas tem respaldo real.

Isto passa porque o bingo ajuda aos praticantes a melhorar sua percepção de memória a curto prazo e concentração. Esta última se vale da intensidade de atenção que os praticantes colocam na atividade de escutar os números que serão gritados. A primeira vem justamente do esforço mental para guardar os números ditos e articulá-los de acordo com a sua cartela. No modo online os benefícios podem vir na melhora da coordenação motora em resposta rápida aos estímulos visuais. A melhora do foco com a memória são ingredientes mais que suficientes para atrair diversas pessoas, as mais inteligentes pelo menos. Nada mal para um jogo que pode render ainda por cima lucro.

Enfim, não importa se você vai jogar ao vivo na quermesse ou online com amigos e desconhecidos. Afinal, atualmente o bingo é um jogo cada vez mais popular e acessível a todas as pessoas indistintamente. Basta começar a jogar que os jogadores se sentem envolvidos e desafiados pela sorte e pelo cantador. É irresistível, e você: vai encarar?