Cantar bingo no Brasil ditados populares

Cantar bingo no Brasil: ditados populares

Números cantados por ditados populares e símbolos fazem parte dos jargões do bingo. Afinal, os ditados populares falam muito mais do que podemos pensar, sobre nós. E, é claro, o bingo faz parte desses ditados e da mesma história com que a nossa identidade de forma também. Cantar bingo no Brasil, certamente não é igual a cantar na Inglaterra ou no Uruguai.

O bingo é um jogo conhecido pelo bate-papo entre os participantes, pela interação, risos e gargalhadas durante a mesa. Como todo esporte ou campo de atuação, o Bingo também tem seu ritmo, suas gírias e linguagem direcionada para quem participa e frequenta as salas de jogos, seja a casa física, seja a virtual. No jargão do Bingo, os números sorteados são cantados, o que significa que existem trocadilhos sonoros, o uso de imagens que povoam o imaginário popular e até frases que fazem referência a fatos históricos. No total são 75 números a serem cantados e cada um, com um apelido diferente.

Cantar bingo com ditados populares no Brasil

Cantar bingo no Brasil é coisa de brasileir@. As referências são inúmeras e é mais um fator que leva à diversão dos participantes, já que os ditados populares são conhecidos e muito curiosos. Exemplo disso é o chamado Ronco de porco, uma onomatopeia do som suíno que serve para avisar o sorteio do número 1. O mesmo número serve para apelidar o começo do jogo. É um sinal de que a sorte está lançada e merece atenção de todos os competidores. Outro animal que é cantado nos bingos é o cachorro. Ele faz referência ao jogo do bicho no numeral 5. Assim como “o leão está solto” representa o 16 e, “o bicho que pula”, o 17.

Cantar_bingo_no_Brasil_ditados_populares_4
Confira o que é cantar bingo no Brasil e alguns ditados populares

Cantar bingo no Brasil: ditados populares

Para quem joga, saber esses ditados populares e entende-los faz parte de cantar bingo no Brasil, e é algo sério. Nem todos os numerais possuem referencial em ditados conhecidos. Alguns têm apelidos desconhecidos como o Pingo no pé que faz referência ao número 9. Apesar de ser uma das cantadas mais conhecidas do Bingo, não se sabe de onde surgiu e qual a sua referência.

Por outro lado, “o craque de bola” é bastante comum, principalmente entre os brasileiros, fãs do futebol de campo. Isso porque quem usa a camisa 10 do time, é sempre o jogador mais competente e mais comemorado. Por essa razão, o apelido do numeral 10 é “Craque de bola”.

O jogo de futebol também é referenciado quando se trata de cantar o número 45. Este apelido é mais fácil de memorizar por quem acompanha partidas de futebol. Composto por 90 minutos, a primeira parte acaba aos 45 minutos. No bingo, a sequência é a mesma e o número 45 não é metade de 75 bolas, mas sim de 90, como é jogado no Reino Unido. A frase “Um atrás do outro” tem sua origem na imagem gráfica do número 11.

Bingo cantado por fatos e símbolos

Quem não conhece os “Dois patinhos na lagoa”? A imagem dos dois numerais 2, é associada aos animais presentes em lagos em razão da semelhança com as aves. “Os dois cachorros do padre” são representados pelo número 55, também conhecido por “Dois portugueses numa perna só”. Já esses apelidos são misteriosos, pois ninguém conhece sua origem. Talvez, tenha a ver com os compatriotas de Portugal e tem ligação direta com alguma tradição conhecida por lá. De Universal, tem a Idade de Cristo, conhecida até por ateus de todo o mundo, cujo numeral se refere aos 33 anos em que Jesus Cristo morreu.

Regulações

Com as regulamentações em processo e perto de serem oficializadas, é bom considerar que o bingo também faz parte das jogatinas que devem ser consideradas. Certamente, os bingos clandestinos são noticia e, lamentavelmente estão mais relacionados com situações fora-da-lei e não com um jogo de uma história muito rica que também faz parte da nossa história. De fato, os jogos no decorrer da história da humanidade têm sido protagonistas que trazem também testemunha de contextos históricos, guerras, acordos e que falam até de formas de governo, como o xadrez.

Cantar_bingo_no_Brasil_ditados_populares_8
Saiba o que é cantar bingo e os ditados populares dos numerais

Conclusão

O canto do bingo é ao mesmo tempo universal e local, na medida em que alguns numerais são de conhecimento geral, enquanto outros são de cunho bem local. Um exemplo é o jargão da “Boa ideia”, quando se trata do número 51. Por outro lado, existem outros que são bem familiares apenas aos competidores, do tipo de linguajar que só entende quem participa dessas mesas ou salas. É o caso do “Um tapa atrás da orelha”, um trocadilho sonoro cantado no 66 do bingo, esse mesmo numeral pode ser apelidado de “Duas velhas”, devido à forma curva dos dois seis. Portanto, existe um linguajar muito próprio do bingo que fica bem restrito à esse universo.

Continue acompanhando as novidades e confira nossos artigos pois como já dito, assim é que a história vai sendo escrita, e criada. Muito além da receita vinda dos jogos, é fundamental ter um marco jurídico abrangendo jogos como o bingo e, principalmente jogos online e assim, acompassar adequadamente a #4ir.