Cantar_bingo_na_4ir_e_curtir_desde_sempre_3

Cantar bingo na #4ir e curtir desde sempre

Em tempos de quarentena, em que o mundo acordou cabeça para baixo, é muito importante caminhar com os pês no chão. Assim, saber que nada acontece de um dia para o outro, como no caso do SARS-COV-2 -nome do vírus que está desequilibrando as economias mundiais. Cantar no bingo nesse caso concreto, também não aconteceu de improviso. Como todos os jogos na história da humanidade, o bingo foi consequência de contextos diversos e de heranças vindas desde distintos pontos geográficos. Acompanhe e redescobra o bingo online ou em casa.

Cantar bingo no Brasil

O bingo é um jogo antigo, identificado como do tempo da vovó, fazendo referência à avó de Matusalém, por isso, ele tem fama de jogo de velho, quando, na verdade, nunca saiu da moda. Mas essa tradição, que mais parece uma brincadeira de criança, anima qualquer salão de jogos. Que jogue a primeira pedra quem nunca vibrou olhando para uma cartelinha de bingo, vendo que faltava um número para fechar o jogo e ganhar seja lá o que fosse. Até um souvenir simples e barato? Há algo de realmente mágico, que empolga até os jovens menos afetos a jogos e reuniões familiares.

Jogado nos quatro cantos do Brasil, em um país de vasta cultura popular, não é de se estranhar que com o tempo o bingo ganhou sua linguagem própria. Cantar os números quer dizer sortear, por exemplo, e isso é só o começo. A criatividade do povo foi longe e para os 75 números que fazem parte do jogo, foram inventados apelidos diferentes. É tanta expressão, que fica difícil saber da onde vieram, ou mesmo qual a explicação por trás de muitas delas.

Cantar_bingo_na_4ir_e_curtir_desde_sempre_7
Cantar bingo na #4ir e sempre curtir

Algumas surgiram porque o número em questão lembra alguma imagem, ou faz referência a um fato histórico, ou simplesmente existem aqueles que dão margem a um trocadilho engraçado. Hoje o mundo do esporte ao vivo está migrando aos e-sports. Como dito acima, o mundo mudou e, quem sabe, teremos campeonatos de bingo online com ligas estaduais. Até lá, confira.

Principais formas de cantar bingo

O número 1 tem um daqueles apelidos óbvios para cantar bingo. Para além do apelido “Começou o jogo”, o número 1 também pode ser referido como “Ronco de porco”, uma onomatopeia do som suíno. Assim como o número 5, existem outras bolas de bingo com referência ao famoso Jogo do Bicho. Então, por exemplo, canta-se “O leão está solto” para o 16 e “O bicho que pula” para o 17. O quinto animal deste jogo é exatamente o “Cachorro”, que contém os números 17-18-19-20. O pingo no pé faz referência ao número 9, mas não se sabe a origem desse apelido.

Pode depender do país, mas na maior parte dos casos quem usa a camisola número 10 numa equipe de futebol é geralmente o craque do mesmo time. Por essa razão o número 10 é cantado com o apelido “Craque de bola”. Como você pode ver, mesmo que você não conheça a que o tempo se refere, pelo contexto eles são bastante intuitivos. Outro termo é “Fim do primeiro tempo”, que é um apelido bastante fácil de memorizar se você pensar numa partida de futebol.

Composto por 90 minutos de jogo, a primeira parte acaba aos 45 minutos. No bingo, a sequência é a mesma, apesar de no Brasil, 45 não ser metade de 75 bolas, mas sim de 90, como é jogado no Reino Unido. A “idade de Cristo” é um outro caso clássico que dispensa explicações, já que se trata de uma referência histórica à idade com que Jesus Cristo morreu, com 33 anos.

Apelidos locais para cantar bingo

  • Típico de uma região, o “Justiça de Goiás” é o apelido do número 38, que é usado como uma referência ao famoso revólver 38, usado para resolver certos problemas. Sendo usado muito na localidade, já que somente os conterrâneos o conhecem;
  • “Boa ideia” é a referência a um jargão publicitário de uma bebida alcoólica para mencionar o número 51, famosa no Brasil. O número 55, também conhecido por “Dois portugueses numa perna só”“Dois cachorros do padre”, são dois dos mais misteriosos apelidos do jogo do bingo, quanto à sua origem e significado.
Cantar_bingo_na_4ir_e_curtir_desde_sempre_8
Cantar bingo na #4ir e curtir para sempre

Junto de apelidos como o “dos portugueses”, que até hoje não se consegue explicar, existem outros que foram sendo incorporados com o tempo e ficaram, sem que ninguém saiba a origem. Ainda assim, eles permanecem sendo usados como uma forma de tornar o sorteio do bingo mais dinâmico é o caso de “Um tapa atrás da orelha”, um trocadilho sonoro para cantar o número 66 do bingo. Já o “Um para cima e outro para baixo” é provavelmente o único número que possui dois apelidos que são bastante usados. Um deles é “Um para cima e outro para baixo”, e o outro “De qualquer jeito”. Contudo, ambos remetem para a imagem gráfica do próprio número.

#Bingogamming

Se você já conhece os bingos online, deve ter encontrado milhares de distintas opções de diversão com o jogo de bingo nessa era da #4ir. Certamente, segundo o World Economic Forum, a pessoa a viver mais de mil anos, já nasceu. Naturalmente o divertimento está em momentos de profunda transformação. Não somente por conta do tremendo fato de estarmos testemunhando a terceira guerra mundial em formato de vírus. Mas porque a informatização das nossas vidas já é um fato consumado.

Certamente, em breve o fato de surgirem torneios de bingo online seria mais uma consequência lógica, da mesma forma em que os e-gamers curtem Fortnite hoje em dia. Aliás, no contexto em que a pandemia vem cerceando as chances dos esportes ao ar-livre, o fenômeno dos e-sports vem ganhando terreno. Essa tendência faz com que em pouco tempo o esporte esteja dando uma virada para uma realidade virtual muito mais focada em jogos em 3D. Por enquanto, foque na sua saúde e acompanhe nossas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *